Jump to content

Portuguese? Anyone?


Guest drummond
 Share

Recommended Posts

Ola galera! Para quem esta com dificuldade de confeccionar as placa o processo e bem simples. Utilizem impressora a lazer para uma impressão de boa qualidade, utilize papel Couché que é bem fácil de encontrar, transfira a impressão para a placa virgem utilizando um ferro de passar roupa comum, não pode ser a vapor, coloque na temperatura 4, observe que o desenho vai começar a apareces no verso do papel parte que não foi impressa, pressione bastante sobre as trilhas para fixar bem o toner, coloque a placa na água fria e espera ate o papel ficar bem molhado comesse a retirar o papel esfregando levemente sob água  corrente, coloque no percloreto e sejá passiente :D

Obs. As primeiras tentativas geralmente não ficam boas, conforme vc vai repetido o processo começa a ficar fácil.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 56
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Oi kmargos, oi galera! estou interessado sim no código traktorizer do MTE, já  vi tanto código que não sei nem por onde começar! ??? Mais pelo que entendi para alterar o controle dos leds tem que alterar os arquivos mios_mt_table.inc, mios_enc_table.inc e mios_wrapper.asm. meu mail e lenny_dj@ig.com.br. Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Obs. As primeiras tentativas geralmente não ficam boas, conforme vc vai repetindo o processo começa a ficar fácil.

Exatamente lennysson. Eu fiz diversas tentativas, algumas chegaram à ficar com um aspecto 90% profissional, mas mesmo assim não se compara com uma placa industrial em termos de durabilidade. Uma placa feita em casa, creio que é ideal para protótipos rápidos, mas não para um projeto definitivo.

Eu particurlamente já tentei alguns métodos, diversos tipos de papeis no método de transferência térmica, mesmo assim sempre é necessário alguns retoques com caneta p/ retro-projetor neste método. Tambem tentei o método de foto-emulsão com tinta de silk-screen. Esse enclusive foi minha pior escolha, pois quem já o fez sabe o que é o drama para tirar a 'película' que a tinta de silk deixa após a revelação. E ainda, neste método só pode ser usado mesmo o percloreto para corrosão, ao invéz de acido muriático e acetona, formula corrosiva que é bem mais eficaz.

Então tocando neste assunto, o ampersand deu uma ideia aí acima que eu já havia tido, infelizmente não tinha compartilhado ainda, até por não ter brazucas no fórum antes, que é a ideia de fazer uma vaquinha para mandar fazer alguns cores em uma fábrica. Se vc estiver interessado em entrar nessa vaquinha lenysson , mantenha o contato.

Abraços

K.

Link to comment
Share on other sites

A respeito da vaquinha dos cores.... Knob_aLL me deu o toque por msn eu entro mas tenho que esperar o orçamento aqui fiz alguns orçamentos dos pics ta foda de achar só entrontro o 18f452 amanha vou ver se encontro alguma empresa por aqui que faça pbc tambem, knob como você disse o TK autorizou entao nada mais justo do que abrir um topico novo separado desse aqui a respeito dos cores!

bom eh isso ae vamo que vamo.

Link to comment
Share on other sites

Bom, é mais ou menos isso que o knob_all já falou; é esperar o início do mês e começar a vaquinha. Vou entrar em contato com a Giga pra ver se eles têm fotos das placas já prontas, para termos uma idéia do acabamento. Quem conhecer alguém que queira começar, chama para o fórum e vamos começar - são só 10 unidades - 4 já certas.

Mais novidades, respondo aqui.

p.s: fazendo uma busca rápida, não achei nenhum dos outros PICs (18F4620 ou 18F4685) no Brasil - não valeria à pena importá-los?

Link to comment
Share on other sites

Bom, é mais ou menos isso que o knob_all já falou; é esperar o início do mês e começar a vaquinha. Vou entrar em contato com a Giga pra ver se eles têm fotos das placas já prontas, para termos uma idéia do acabamento. Quem conhecer alguém que queira começar, chama para o fórum e vamos começar - são só 10 unidades - 4 já certas.

Mais novidades, respondo aqui.

p.s: fazendo uma busca rápida, não achei nenhum dos outros PICs (18F4620 ou 18F4685) no Brasil - não valeria à pena importá-los?

Aqui +1 para a vaquinha

Na farnell tem +de 500 peças R$31,37 + impostos/sedex http://www.farnellnewark.com.br/cimicrocontrolpic18fxxx40mhz40pdip,product,89H0709,1271.aspx

Link to comment
Share on other sites

Aqui +1 para a vaquinha

Na farnell tem +de 500 peças R$31,37 + impostos/sedex http://www.farnellnewark.com.br/cimicrocontrolpic18fxxx40mhz40pdip,product,89H0709,1271.aspx

Importando, tb vale à pena (relativamente):

http://bit.ly/2FkMuJ £8,58 (R$26,00) + impostos, se cair na alfândega pelo 18F4620; ou

http://bit.ly/13GdGo US$24,90 (R$46,00) + impostos pelo 18F4685

Link to comment
Share on other sites

e aí, rapeize, tô tentando me comunicar com o midibox de novo... eu parei no fim do ano passado, pq tava levando uns 200 projetos ao mesmo tempo... e ainda falta um preamp de guitarra, uma potência e uma caixa acústica hehehehe

sobre as placas, apesar de ser bastante trampo, não tá muito caro, não? assim, se eu fosse comprar, compraria de bom grado 2 pci para os cores, mas quero também as pcis de i/o...

uma coisa que eu tô pra fazer (falta tempo, trabalho viajando sempre, é complicado) é juntar o layout das placas num arquivo do corel e levar numa serigrafia pra fazer umas telas. Dessa forma, a revelação da tela ficaria muito boa, só tomando o cuidado pra corroer adequadamente.

pensem nessa idéia aí. quem mora por perto pode se juntar e repartir os custos. imagino que não saia por 100 reais uma revelação dessa, e você pode fazer quantas placas quiser :)

abraço!

-a

Link to comment
Share on other sites

sobre as placas, apesar de ser bastante trampo, não tá muito caro, não? assim, se eu fosse comprar, compraria de bom grado 2 pci para os cores, mas quero também as pcis de i/o...

Fala cara! Não sei se está tão caro assim, pelo produto todo pronto. Daria pra ficar mais barato, é claro, fazendo um lote maior. A 100 unidades, ficaria bem barato; agora, quem vai se interessar? Já está complicado achar gente pra comprar 10 cores, imagina 100...

A maior dificuldade é mesmo o core; as I/O dão pra fazer até em protoboard se quiser. Se houver interesse, dá pra fazer no mesmo esquema; cai de novo na questão do interesse

uma coisa que eu tô pra fazer (falta tempo, trabalho viajando sempre, é complicado) é juntar o layout das placas num arquivo do corel e levar numa serigrafia pra fazer umas telas. Dessa forma, a revelação da tela ficaria muito boa, só tomando o cuidado pra corroer adequadamente.

Po, é uma idéia maneira, mas vai custar caro pra fazer poucas telas; o custo para as fábricas é bem menor porque é amortecido na venda de vários projetos. Além do mais, você ainda vai ter o trabalho de soldar tudo. Sem contar que também, juntando todas as placas que você usaria no teu projeto, só serviria a você mesmo, pois quem quiser um projeto mais enxuto iria ficar na mão do mesmo jeito...

pensem nessa idéia aí. quem mora por perto pode se juntar e repartir os custos. imagino que não saia por 100 reais uma revelação dessa, e você pode fazer quantas placas quiser :)

Outro problema: quantos brasileiros têm aqui na comunidade do midibox? A probabilidade de 2 midiboxeiros morarem perto é ínfima, e mesmo assim, esbarra no problema anterior e mais um: fica mais caro que fazer a PCI numa fábrica e vc ainda tem trabalho e probabilidade de dar errado, sacou?

Fazer essa PCI assim pode parecer caro, mas contabiliza os custos pra fazer sozinho: PCI virgem, percloreto/ácido muriático e água oxigenada, impressão a laser, o papel especial (que esqueci o nome), epóxi verde, tinta acrílica branca, máscara de silk para o epóxi e para os componentes, mais o teu trabalho. Eu pago feliz :D

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Fala cara! Não sei se está tão caro assim, pelo produto todo pronto. Daria pra ficar mais barato, é claro, fazendo um lote maior. A 100 unidades, ficaria bem barato; agora, quem vai se interessar? Já está complicado achar gente pra comprar 10 cores, imagina 100...

me animei e mandei um email prum cara em SC que faz. mandei os pdfs pra ele, logo que ele me der resposta eu posto aqui.

Po, é uma idéia maneira, mas vai custar caro pra fazer poucas telas; o custo para as fábricas é bem menor porque é amortecido na venda de vários projetos. Além do mais, você ainda vai ter o trabalho de soldar tudo. Sem contar que também, juntando todas as placas que você usaria no teu projeto, só serviria a você mesmo, pois quem quiser um projeto mais enxuto iria ficar na mão do mesmo jeito...

a idéia é fazer uma tela apenas com todas as placas, isso é possível, e sairia pelo preço de uma. e a tela você pode usar até gastar (e leva tempo) :)

Outro problema: quantos brasileiros têm aqui na comunidade do midibox? A probabilidade de 2 midiboxeiros morarem perto é ínfima, e mesmo assim, esbarra no problema anterior e mais um: fica mais caro que fazer a PCI numa fábrica e vc ainda tem trabalho e probabilidade de dar errado, sacou?

Fazer essa PCI assim pode parecer caro, mas contabiliza os custos pra fazer sozinho: PCI virgem, percloreto/ácido muriático e água oxigenada, impressão a laser, o papel especial (que esqueci o nome), epóxi verde, tinta acrílica branca, máscara de silk para o epóxi e para os componentes, mais o teu trabalho. Eu pago feliz :D

bom, eu desisti de fazer placas grandes/com muito detalhe por causa disso, não tenho paciência. mas tirando a  (grande) mão de obra, com matéria prima você gasta pouco. epóxi verde e máscara de componentes é maquiagem pra quem vai de diy :P

abraço!

-a

Link to comment
Share on other sites

sobre as placas, apesar de ser bastante trampo, não tá muito caro, não? assim, se eu fosse comprar, compraria de bom grado 2 pci para os cores, mas quero também as pcis de i/o...

Cara o preço não ta muito agradavel mas da um certo trabalho corroer as placas com precisao e depois de corroida vem o problema que é furar, fora que sempre fica aquela insegurança de ter dado alguma merda na corrosão !..

Coisa que estou tendo problemas agora é achar socket midi se alguem tiver dica posta ae !

A respeito dos pics não consegui encontrar em estoque nas lojas de curitiba a pares ficou de me dar o retorno com o orçamento dos pics e nada até agora, acabei comprando o 18f452.

[]´s

Link to comment
Share on other sites

Quem estiver precisando de soquetes MIDI DIN 5 como o Furlao tá precisando, eu posso enviar por $5 cada + Envio

Eu tenho acesso aos do tipo que se monta em case, não aos que se monta direto na placa.

Quem tiver interessado me mande uma mensagem privada

(pro Furlao eu vou enviar uns em troca de uns LCDs Azuis , aloooww?  :D)

Concordo plenamente com o ampersand em insistir em fazer as placas em uma fábrica. Eu não sei quanto à vocês, mas eu vou levar minha midibox para tocar em apresentações ao vivo, e talvez até em raves em locais remotos (tipo praias, florestas, etc), eu não tô afim de leva-la com placas de fenolite feitas em casa, sem nenhum tratamento para aguentar condições extremas. Já cansei de descolar trilhas dessas placas de fenolite. Tenho planejado em fazer uns projetos apenas para uso doméstico, essas aí sim podem ser placas caseiras.

E mais uma vez reforçando o que o ampersand disse. São pouquíssimos brasileiros no fórum, talvez uns 5 atualmente. Para demonstrar isso, é só acompanhar o ritmo deste tópico. Este ano que começaram à aparecer alguns posts, portanto se tivesse mais interesse, o custo reduziria bastante para cada placa pois poderiamos mandar fazer mais.

Link to comment
Share on other sites

É bem isso mesmo; pretendo tocar ao vivo com meus midiboxes, e quero algo bem resistente; o ideal seria fazer as outras placas também nesse esquema, mas iria sair pelo mesmo preço da Core, e pra quantidades tão pequenas não vale à pena. Se conseguíssemos 100 unidades de cada ficaria sem dúvida um preço melhor, mas se estamos suando pra vender 10 cores, imagina 100 DOUT...

Vejo muitos vendedores de Hong Kong no ebay com frete grátis... talvez se conseguíssemos algo deste jeito, distribuindo aqui pra américa do sul, valha à pena - quem sabe não dá pra fechar 100 unidades assim?

Outra idéia - vamos chamar outros diyzeiros interessados em PIC pra isso - orkut, fóruns especializados, etc... Não acredito que só existam meia dúzia de malucos dispostos  ;)

Link to comment
Share on other sites

Isso ae knob vamos nos reunir, trocar componentes atualmente to juntando placas de som para construção do FM...

Ao meu ver galera nao se apresenta muito porque no site eh tudo muito "vago"... mesmo que fale todas as possibilidades do midibox, para pessoas que levam isso aqui como um hobbie (como eu) é muito dificil compeender suas aplicações!

Mas eh isso vamos nos reunir tem muito material aqui da pra ficar doidinho lendo esse forum ahahah !

[]´s !

A esqueci ORKUT Nããão !

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

ola portugueses,

eu sou de portugal e descobri a midibox por necessidade, gostava de fazer um controlador midi para usar com o cubase e assim tornar as minhas produçoes mas faceis.

vou ser sincero, nao consigo compreender o projecto midibox. alguem tem um pack com todos os ficheiros necessarios bem como um esquema, alguem ja fez a midibox e esta a usar?

cumps

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Mais um de Portugal!  :D

Neste momento estou a montar o modulo de usb GM5 e a seguir vou construir o core mais o opl3, neste momento falta-me os pcb's.

ola portugueses,

eu sou de portugal e descobri a midibox por necessidade, gostava de fazer um controlador midi para usar com o cubase e assim tornar as minhas produçoes mas faceis.

vou ser sincero, nao consigo compreender o projecto midibox. alguem tem um pack com todos os ficheiros necessarios bem como um esquema, alguem ja fez a midibox e esta a usar?

cumps

Acho que primeiro deves ver que layout se adequa melhor as tuas necessidades (nºs de pistas que costumas usar,send's/return's, botões, leds...)

Para todos os projectos tens de ter um modulo obrigatório que é o core(núcleo, processador), os outros módulos servem para ligares os potenciómetros, encoders, botões... ao core. Assim por alto o módulo DIN (digital in) serve para tudo o que comunica com o core com 0's e 1's como os encoders e os botões e o AIN (analogue in) para os faders, pots.

Eu ja sigo este projecto há alguns anos e só agora é que estou a meter a mão na massa. Não é um projecto que se compreenda rapidamente! :)

Link to comment
Share on other sites

ja entendi alguma coisa, que achas de mandarmos vir coisas da smashtv? tava a pensar comprar core32, o que preciso para ter motor faders? e facil usar nos software tipo cubase ? para actualizar as posiçoes de volumes e equalizaçoes era brutal. tenho facilidade de mandar vir potenciometros desses da china, bem como outro amterial se for necessario, se tiveres msn adiciona ai o meu mail potain69 (at) gmail(dot).com

abraço

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

LCD NOKIA 3310,

Alguem teve experiencia com ele no midibox usando 18f452 ?

Fui testa-lo com o codigo ja pronto (exemplo) do pcd8544 e nada do LCD funcionar, na porta parela funciona, mas no core nada,

vi um esquema de mudar ID mas ta meio estranho.

alguem fez funcionar ou pode me dar uma luz?

Valew!!!!

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • 4 months later...

Boas pessoal anda por ai alguém na parte tuga? :laugh:

É o seguinte tenho um teclado Casio MA-201 e tenho só mesmo a parte do teclado com o respectivo circuito eu queria liga-lo a um circuito midi para usar no cubase... Será que alguém me pode ajudar em como faze-lo? Sei que preciso de programar o PIC. O teclado tem matriz de 6X9 deixo aqui uma imagem. (http://i51.tinypic.com/jj2n48.jpg)

Espero que alguém me ajude. ;)

Cumps

Edited by Jann
Link to comment
Share on other sites

Sim, ainda midoxeando com certeza, pois DIY no Brasil não é lifestyle e sim necessidade ;)

Até onde eu sei, um core com um PIC não vai lidar com velocity mas posso estar enganado. Porém se você não se importa com isso, ou mesmo não sabe o que é (me desculpe se sabe, acabei de sair de um forum no Orkut onde um usuário achou que seu Oxygen49 novo estava com problema nas teclas, por pura ignorancia sobre o que era velocity), volte em ucapps.de e leia mais. Não esqueça de ler com calma a Wiki. No meu ponto de vista ucapps.de é uma leitura mais técnica porém na wiki é que se concentra um grande numero de informações para iniciantes. Dica: Pesquise sobre as aplicações que tem que usar. Posso até esclarecer algumas dúvidas, mas lhe ajudar por completo vai custar meu precioso tempo para os projetos e lhe tirar grande parte da diversão e do aprendizado. De qualquer forma, o tempo x dinheiro que vai perder pra fazer tal projeto de adaptação aconselho a comprar um teclado comercial. Mas pode ser que você queira algo bem personalizado, não sei.

Não vai precisar programar um PIC. Há não ser também que queira aprender isto. Entre em contato com o SmashTV por sua pagina. Ele pode lhe vender um PIC pré programado (Espero que ele não me culpe por causar mais spam na sua inbox!). O link você acha facilmente no forum/wiki/ucapps/blog. Ele tem quase que todas as placas/modulos à venda para os projetos daqui e tenho quase certeza que ele envia para o Brasil. E a qualidade de suas placas é insuperavel à um trabalho de confecção de placas caseiras. Você vai agardeçe-lo quando tiver que desoldar aquele bendito componente que vc soldou errado, sem nenhum problema. :)

Até

Link to comment
Share on other sites

Boas pessoal anda por ai alguém na parte tuga? :laugh:

É o seguinte tenho um teclado Casio MA-201 e tenho só mesmo a parte do teclado com o respectivo circuito eu queria liga-lo a um circuito midi para usar no cubase... Será que alguém me pode ajudar em como faze-lo? Sei que preciso de programar o PIC. O teclado tem matriz de 6X9 deixo aqui uma imagem. (http://i51.tinypic.com/jj2n48.jpg)

Espero que alguém me ajude. ;)

Cumps

Também acho que mais vale comprares um teclado midi comercial.

O dinheiro e tempo que ias gastar nos componentes não compensa.

Esse teclado também não tem velocity pelo que percebi. É um bom teclado para bending! :D

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

  Fala galera vim relatar minha experiencia com o midibox....Sou DJ e vi um tal de traktorizer e comecei a ler com ajuda do google traduçoes hehe, depois de uns 4 meses saiu isso ó

quase perfeito o funcionamento.Como nao sei bulhufas de programação de pic, hoje estou querendo aprender para melhorar esse projeto, quem sabe usar até outros componentes em smd fazer outros layouts de placa e montar um produto barato e brasileiro.

  O acabamento desses produtos eh que quebra.Fazer uma caixa com botoes criados por vc fica inviavel e temos que apelar com algo mais pratico como botoes de embutir com roscas e por ae vai.

Abraços

Muito bom cara! Parabéns!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share


×
×
  • Create New...